top of page

Planos de expansão são apresentados em visita de comitiva da Sedecti

Dados referentes aos 12 anos de operação comercial da Companhia e seus planos de expansão foram apresentados


Foto: Adriane Pantoja


Membros da diretoria-executiva da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) reuniram-se com o secretário Pauderney Avelino, titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti). No encontro, ocorrido na sede da concessionária, foram apresentados dados referentes aos 12 anos de operação comercial da Companhia e seus planos de expansão.

Em pauta estiveram os números alcançados pela Cigás em 2022, quando a Companhia registrou recorde de comercialização de gás natural nos segmentos industrial, veicular, comercial e residencial. As médias de volumes comercializados nestes segmentos, em metros cúbicos por dia (m³/d), atingiram 173,2 mil; 26,9 mil; 4,7 mil e 1,4 mil respectivamente.

Outro marco apresentado foi o recorde anual de extensão de rede de distribuição de gás natural (RDGN) construída no ano passado. Foram 60 quilômetros de extensão de gasodutos que, somados à infraestrutura anterior, totalizam 239 quilômetros. A diretoria da Cigás ressaltou ainda a importância do gás natural distribuído pela Companhia como fonte de geração de energia elétrica no interior do estado, nos municípios de Anamã, Anori, Caapiranga, Coari, Codajás, além da capital – Manaus.

Na ocasião, foi abordado ainda o plano de expansão da rede de distribuição da Cigás, com destaque para o projeto Anel Norte-Leste, cujo objetivo é dar maior flexibilidade e segurança operacional à rede. Por meio da obra, será construída infraestrutura de gasodutos interligando os sistemas de distribuição de gás natural Aparecida (que inicia no bairro Aparecida e segue até as rodovias BR-174 e AM-010) e Mauá, no bairro Mauazinho.



Também foram apresentados dados do último Boletim de Acompanhamento de Indústria de Gás Natural divulgado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), de setembro de 2022. O documento indica que a Cigás pratica a menor tarifa de gás natural nos segmentos industrial, veicular, comercial e residencial.

De acordo com o diretor-presidente da Cigás, René Levy Aguiar, os dados apresentados comprovam a preocupação da Companhia em garantir o acesso a um número cada vez maior da população amazonense ao gás natural, garantindo modicidade tarifária.


Gás natural veicular

A diretoria executiva da Cigás também deu destaque para o trabalho que vem sendo feito pela Companhia com o intuito de ampliar a rede de fornecimento de gás natural veicular (GNV). Atualmente, são cinco postos operando com GNV na capital amazonense, e outros três começarão a operar com o combustível nos próximos meses, nos bairros Cidade Nova, Coroado e Adrianópolis.

Também no âmbito do mercado de GNV, foram apresentados os números mais recentes da campanha de incentivo à expansão da frota de veículos convertidos para uso de gás natural veicular. Intitulada “Faça a Conta. Use GNV!”, a iniciativa já concedeu cerca de 170 bônus, no valor de R$ 4 mil cada, a motoristas de aplicativo, taxistas e frotistas. O diretor técnico-comercial da Companhia, Clovis Correia, ressaltou a importância do trabalho que vem sendo feito para alavancar o mercado de gás natural veicular no estado.

Centro de Controle Operacional

Após a reunião propriamente dita, Pauderney Avelino, ao lado dos diretores da Cigás e de outros representantes da Sedecti, conheceu as instalações do Centro de Controle Operacional (CCO) da Companhia. Na oportunidade, o gerente de Operações da Companhia, Ricardo Ciraulo, falou sobre o funcionamento do sistema de monitoramento operacional de que a Companhia dispõe, responsável por receber, em tempo real, os dados das variáveis de processo de distribuição do gás natural (GN), com funcionamento ininterrupto.

O titular da Sedecti comentou sobre a grande quantidade de informações apresentadas referentes aos resultados alcançados pela Companhia, ressaltando o alto nível de competitividade das tarifas praticadas pela Cigás em comparação com outras distribuidoras de gás natural do país.

Participaram ainda da visita à sede da Cigás pela Sedecti o secretário executivo, Gustavo Igrejas; o secretário executivo de Mineração, Energia, Petróleo e Gás, Marco Villela; a gerente de Petróleo e Gás, Thayná Albuquerque; e o chefe do departamento de Petróleo e Gás, José Sélvio Picanço.

Comentarios


bottom of page