Cigás participa do evento on-line de premiação do Inovainfra

Atualizado: Abr 16




Momento solene realizado de forma on-line marcou a divulgação dos vencedores do 2º Prêmio Inovainfra – 2021, organizado pela revista especializada “O Empreiteiro” (OE). A premiação é voltada ao reconhecimento de projetos de inovação de concessionárias de infraestrutura e de empresas do ramo da Engenharia.


A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) foi uma das vencedoras desta edição do prêmio com o projeto “Tachão Inteligente”, ferramenta complementar da sinalização da Rede de Distribuição de Gás Natural (RDGN) da Companhia, que permite a consulta in loco aos dados cadastrais (as built), por meio da leitura do código QR. O código direciona para um aplicativo desenvolvido pela própria equipe da Cigás onde é possível consultar detalhes da rede implantada mesmo sem sinal de internet na área.


O acesso aos dados em campo é necessário em atendimento a demandas de órgãos de infraestrutura e de outras concessionárias de serviços públicos que, antes da realização de intervenções em suas redes próximas a RDGN, solicitam o acompanhamento da Cigás por meio do Centro de Controle Operacional (CCO). A redução do tempo de resposta da equipe técnica da Companhia para acompanhamento das obras de terceiros e a confiabilidade nos dados cadastrais (as built) são as principais vantagens decorrentes do uso da tecnologia.


Participação no evento - O gerente de Operação da Cigás, Ricardo Ciraulo, que liderou a equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto, representou a Companhia na ocasião. Em seu pronunciamento, ele ressaltou o viés inovador do Tachão Inteligente e destacou que o projeto pode contribuir com a segurança dos ativos das concessionárias de gás canalizado de todo o País.

Ele também agradeceu à diretoria da Companhia e toda a equipe das gerências de Operações e Tecnologia da Cigás, que desenvolveram o projeto, bem como aos parceiros: API Dutos e a Progás. “Outros projetos virão desta empresa que vibra com a inovação”, frisou.


Sobre o Prêmio - O Inovainfra está em sua segunda edição. Tem por objetivo reconhecer projetos de inovação de concessionárias de infraestrutura na construção, operação e manutenção de ativos nos segmentos de Transporte, Energia, Saneamento/Gás Natural, Ferrovia e Telefonia. Também premia iniciativas de empresas do ramo da Engenharia no âmbito da construção, projetos, consultoria/gerenciamento, serviços especiais e montagem industrial. Todos os projetos inscritos foram avaliados por júri independente constituído por representantes de entidades de Engenharia e Infraestrutura.


Para acessar a lista dos projetos vencedores, é só acessar: https://revistaoe.com.br/projetos-vencedores-inovainfra-2021/.