Com o objetivo de estimular parcerias estratégicas visando ampliar as possibilidades de aplicação local do gás natural (GN), a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) realizou o Workshop Gás Natural: soluções e oportunidades. Por meio dessa iniciativa, pretende-se incentivar o avanço do mercado de gás natural no estado e próprio papel do combustível na transição energética do estado.
Empresas fornecedoras de tecnologias avançadas a gás natural e aplicadas na geração de energia, climatização e abastecimento de veículos apresentaram cases de sucesso a representantes de grandes indústrias do parque fabril local. O evento contou com mais de 50 participantes.
Consultor da empresa LG, Victor Dias, apresentou à plateia o sistema de climatização a gás natural em operação no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. De acordo com ele, com a instalação do novo sistema, a unidade hospitalar reduziu em 68% o custo com climatização. “A eficiência do sistema de climatização a gás natural é muito maior em relação aos tradicionais sistemas elétricos, além da confiabilidade desse tipo de equipamento. Hoje, nós estamos aqui colocando o que há de mais moderno à disposição do mercado amazonense”, destacou.
Atuando nos mercados da construção, mineração e petróleo e gás, o grupo Soltreq vem se destacando pelas aplicações especiais na área de energia. Durante sua explanação, o representante da empresa, Matheus Bueno, expôs aos participantes a linha de grupos geradores de alta eficiência a gás natural. Ele falou também sobre o interesse cada vez maior de empresas de diversos ramos por soluções inovadoras a partir do gás natural em razão da questão ambiental, citando a implantação, recentemente, de sistema de energia de emergência a gás natural em um estádio de futebol com apelo à sustentabilidade. Ele parabenizou a Cigás pela realização do workshop e disse que o evento abre caminho para expansão da utilização do gás natural por parte tanto dos atuais quanto de potenciais usuários.
Com expertise de 10 anos no mercado, a Custompower tornou-se referência no mercado como provedora de soluções para uma série de aplicações do GN. Uma das tecnologias apresentadas pelo proprietário da empresa, Evaristo Otaviano, foi o grupo gerador que pode ser utilizado para cogeração, geração principal e aplicação de calor, o qual pode ser implantado em estabelecimentos de grande, médio e pequeno portes. Para ele, o workshop propiciou maior proximidade com os usuários de gás natural da Cigás, bem como tempo de qualidade para mostrar as soluções que a empresa tem disponível em seu portfólio.
O workshop foi marcado, ainda, pela participação do Banco da Amazônia. Na oportunidade, o superintendente da entidade bancária, Eden Sávio, fez ampla exposição sobre as linhas de crédito e opções de financiamento que possuem para viabilizar investimentos em projetos com gás natural a partir do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO). Após as exposições, a programação contou com uma breve rodada de reunião de negócios para troca de informações e experiências.
Resultado positivo
Uma das representantes de empresas convidadas, a coordenadora ambiental da LG, Lilie Mendonça, fez uma avaliação extremamente positiva do workshop, destacando os cases apresentados. Segundo ela, a motivação para participar foi buscar possibilidades de uso do gás natural com o viés da sustentabilidade em sua empresa e o evento agregou bastante neste sentido.
De acordo com o diretor-presidente da Cigás, Heraldo Câmara, o evento foi e singular e de grande relevância por representar importante oportunidade para induzir novos negócios a partir de tecnologias de ponta aplicadas em empresas de diferentes portes utilizando gás natural.
Por seu lado, o gerente de Comercialização e Marketing da Companhia, João Salomão, ressaltou a importância de apresentar novas soluções de uso do gás natural para a expansão desse mercado no Amazonas. A Cigás vem crescendo em ritmo acelerado em todos os segmentos nos últimos anos e para que possamos continuar esse trabalho, beneficiando o mercado amazonense com soluções eficientes, seguras e mais limpas a gás natural, é necessário apresentarmos novas aplicabilidades, e é isso que buscamos cumprir por meio do workshop”, frisou.
Atualmente, a Companhia de Gás do Amazonas possui mais de 21,3 mil unidades consumidoras contratadas dos segmentos termelétrico, industrial, veicular, comercial, residencial e autogeração/liquefação.
Commentaires