top of page

Cigás oferece solução energética para a climatização de ambientes

Atualizado: 23 de dez. de 2020




A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) está promovendo nova solução tecnológica com a utilização do gás natural. Recentemente, a Companhia realizou a primeira implantação de um sistema de climatização de ambientes internos.

Mesmo diante da pandemia ocasionada pela Covid-19, a Companhia não paralisou suas atividades. A estratégia de expansão de serviços tem como principal objetivo abrir nova frente de atuação mercadológica. Com isso, espera-se ampliar a gama de soluções energéticas aos clientes.

A projeção da Cigás é que 17 mil unidades consumidoras sejam abastecidas com gás natural até 2024, especialmente em Manaus. Atualmente, a Companhia conta com 4,3 mil unidades consumidoras em diferentes segmentos: termelétrico, industrial, comercial, residencial e de Gás Natural Veicular (GNV).

Uma das principais vantagens para as unidades consumidoras de gás natural é a economia em comparação com outras fontes de energia. Mas, para além da economia, destacam-se ainda o fornecimento contínuo, dispensando armazenagem em tanques ou botijas, a menor emissão de poluentes, pagamento após consumo, dentre outras.

De acordo com o diretor-presidente da Cigás, René Levy Aguiar, a Companhia está cumprindo o seu papel de oferecer serviço público de qualidade e ampliando a sua atuação no mercado, visando beneficiar maior parcela da população amazonense. Até dezembro deste ano, a concessionária contabiliza R$ 570 milhões em recursos investidos na ampliação da distribuição do gás natural no Amazonas.

Sobre o novo sistema – O novo sistema de climatização de ambientes internos à base de gás natural foi implantado em um empreendimento gastronômico inaugurado recentemente na cidade. Trata-se do restaurante Terra & Mar, especializado na culinária de dois países: Portugal e Argentina.

Para fundamentar a implantação do sistema, foi realizado um estudo de viabilidade pela equipe técnica da Companhia. As tratativas em torno do projeto no Terra & Mar iniciaram no último mês de agosto. Os profissionais técnicos da Cigás orientaram quanto à adequada solução energética, no projeto, e também acompanharam o processo de implantação da infraestrutura interna.

O empreendimento contará com uma solução completa usando a matriz do gás natural. Além do seu sistema de climatização, a Companhia atende a cocção de alimentos, panificação e passará a atender também a geração de energia elétrica local.

Segundo um dos proprietários do Terra & Mar, o empresário Rogério Perdiz, após a realização do estudo técnico e econômico, concluiu-se que se tratava de um investimento viável, com retorno paulatino a partir da redução de gastos com custo de energia.

Ele frisou a questão ambiental como outro fator que pesou no momento de se decidir pelo investimento, considerando que o gás natural é, dos combustíveis fósseis, o menos poluente. “Entendemos que devemos contribuir da melhor forma possível com o nosso planeta no sentido de não termos aquecimento global, poluições decorrentes de uso de energia ou de outros processos industriais”, destacou.

O grupo comercial ao qual o restaurante é vinculado já conta com outros sistemas implantados pela Cigás, razão pela qual o empresário ressalta a confiabilidade no serviço prestado pela Companhia e a vantagem adicional de ter um serviço sem interrupções. Indústrias, empreendimentos comerciais e residenciais também podem se beneficiar desta solução.

Cigás – Concessionária de serviços públicos, no Amazonas, que atua na distribuição e comercialização de gás natural para os mais diversos segmentos, a Companhia de Gás do Amazonas completou 10 anos de operação no estado, neste mês de dezembro.

Desde então, houve crescimento de 176% no volume médio de gás natural comercializado, pela Cigás, que ocupa a terceira posição no ranking nacional de volume de gás comercializado, conforme levantamento mais recente da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).

Fotos: Acervo/Cigás e Terra & Mar

Assessoria de Comunicação da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás): Izabelly Costa (98427-3270) e Lisângela Costa (98114-8785).

bottom of page