top of page

Governo do Amazonas promove sensibilização para o simulado

Objetivo da ação prévia é informar população do entorno sobre a realização do treinamento


Fonte: Secom (Colaboração: Cicom/Cigás)



Informando a população sobre a realização do 9º Simulado de Emergência na rede de distribuição de gás natural (RDGN), a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) promoveu, nesta segunda-feira (23/01), ação com panfletagem em estabelecimentos comerciais e residências na Avenida do Futuro, bairro Tarumã, zona oeste de Manaus.


A iniciativa antecede o simulado, que será realizado na próxima quarta-feira (25/01), no bairro Tarumã. De acordo com o gerente de Operações da Cigás, Ricardo Ciraulo, a ação é importante para informar a população sobre o treinamento, evitando que aconteçam ruídos de comunicação ou propagação de informações falsas sobre o evento.


“A ação de sensibilização tem como objetivo comunicar a comunidade do local sobre a presença do simulado para evitar qualquer comunicação intranquila, digamos assim, para a população em geral. Então a Cigás coloca o corpo técnico para informar os comerciantes e moradores da região que teremos esse simulado, sendo uma coisa controlada”, explicou o gerente de operações.


Simulado


Para a realização do treinamento, o cenário consistirá em um serviço de escavação mecanizada sobre a rede de gasoduto, instalada no local escolhido, feito por uma empresa fictícia, o qual ocasionará dano à infraestrutura e irá gerar o acionamento dos órgãos para atendimento do incidente.


“O cenário escolhido foi com base numa avaliação do que poderíamos ter de sinistro numa rede de gás. Então os estudos avaliam que o principal cenário seria numa obra sobre um gasoduto”, pontuou Ricardo Ciraulo, que também esclareceu os cuidados adotados na escolha do local de treinamento.


“O local escolhido é por se tratar de um lugar menos complexo na questão do impacto urbano, com menos empreendimentos e comunidades no entorno. Esse foi o motivo da escolha, além do que no local a gente tem uma rede de gás natural, então foi um local escolhido não só pela Cigás, mas pelos órgãos envolvidos também”, esclareceu o gerente de Operações.


Por meio do simulado de emergência, será possível avaliar o tempo de resposta à ocorrência, validar o Plano de Emergência que a concessionária dispõe, testar recursos humanos e materiais disponíveis, bem como identificar oportunidades de melhorias.


“Serão mais de 100 pessoas envolvidas de diversos órgãos municipais e estaduais e tendo como objetivo aprimorar os procedimentos de segurança, a comunicação entre os órgãos é isso é o fundamental numa avaliação para esse tipo de simulado”, concluiu.


Amplitude

Atualmente, a rede de distribuição de gás natural já atinge 233 quilômetros de extensão, por meio dos quais a Cigás atende unidades consumidoras dos segmentos termelétrico, industrial, veicular, comercial, residencial e autogeração/liquefação.



Fotos: Roberto Carlos/Secom

bottom of page