top of page

Palestra sobre imersão à cultura dos povos originários marca o início da Semana do Sistema de Gestão Integrada (SGI) da Cigás

O evento interno conta com uma extensa programação durante a semana e está focado em boas práticas de ESG



A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) deu início à Semana do Sistema de Gestão Integrada (SGI) e Ambiental, Social e Governança (ESG). O evento tem como objetivo disseminar as boas práticas de sustentabilidade e responsabilidade social. A cerimônia de abertura contou com a participação dos colaboradores, gestores e diretores. A palestra “Imersão à cultura dos povos originários: costumes e tradições”, ministrada pelo arqueólogo Clarindo Filho, abriu a agenda de eventos da programação.


Durante a palestra, foi abordado sobre a necessidade de integrar os conhecimentos tradicionais aos modelos de gestão atuais, com o objetivo de construir um futuro mais sustentável e por essa razão, o regaste histórico da sociedade e de sua identidade, abrangendo origem dos povos indígenas tradições e costumes, se torna relevante.


“É um marco muito importante para auxiliar os colaboradores, porque nós fazemos uma imersão na verdade sobre o processo cultural, sobre os processos de ocupação das Américas e a importância de valorizar a cultura, de manter viva a nossa memória, preservando também não só o meio ambiente, mas o homem com um todo, como um ser transformador do seu bioma, do seu espaço e da sociedade”, destaca o arqueólogo. 

 

Além da palestra que apresentou um panorama histórico das origens e costumes dos povos indígenas, o grupo artístico Kamgapeba (Omáguas), conhecido pelo seu trabalho de preservação e valorização, participou da programação da semana, apresentando uma performance carregada de cultura e tradição. O grupo realizou apresentação com danças e músicas que retratam a história e os costumes dos povos originários da Amazônia.


O gerente de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (GQSMS), Derjam Oliveira, responsável pelo evento, destaca a importância de manter a cultura, religião e tradição desses povos. Ações de preservação e resgate histórico estão sendo desenvolvidas pela equipe por meio de uma maior integração dos colaboradores da Companhia com comunidades indígenas.


Outras atividades realizadas foram o podcast ESG Cast e a feira departamental que contou com a participação das empresas terceirizadas que prestam serviço para a Cigás.  O ESG Cast tratou sobre a Compensação Ambiental nas Práticas de ESG, e foi conduzido pela Coordenadora de SGI, Kétila Araújo. Como convidados, estiveram presentes o  Presidente do Instituto Amazônia Livre, Rodrigo Lima, e do Diretor Técnico-Científico do Instituto, Antônio José Fernandes. Já a Feira Departamental, contou com

exposições e dinâmicas interativas apresentadas por setores e empresas contratadas da linha de frente na atuação da Companhia.



A Semana do SGI e ESG segue até o próximo domingo, com uma programação diversificada, incluindo dinâmica, oficinas, concursos e uma caminhada. Assim, o objetivo é garantir que o evento destaque a importância da integração entre gestão, sustentabilidade e responsabilidade social como os que integram o quadro de profissionais da Companhia.

Comentários


bottom of page