Volume comercializado cresce 3% em abril, no AM


Gás natural fornecido a termelétricas representa ao maior volume comercializado

O volume comercializado de gás natural no Amazonas chegou a 4.364.834 m³/dia em abril e apresentou aumento de 3% em comparação com o mês anterior. Ainda em fase de testes, a Usina Termelétrica de Coari impulsionou a alta, enquanto o consumo residencial teve aumento de 109% no mesmo período, após a ampliação do fornecimento para mais dois condomínios.


No Amazonas, já estão em operação com o gás natural 13 termelétricas, 42 indústrias, 56 comércios, cinco postos de combustível e 231 residências. A extensão da rede de distribuição do gás natural chegou a 119 quilômetros e a estimativa é que a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) atenda aproximadamente 1 mil unidades consumidoras até o fim do ano.


Além da Usina de Coari, que possui capacidade para consumir 143 mil m³/dia, uma indústria, no Distrito Industrial, e três comércios no Conjunto Vieiralves iniciaram consumo do gás canalizado em abril. Os condomínios residenciais Carlos Drumond e Las Palmas foram interligados no fim de março e impulsionaram o consumo do segmento residencial, totalizando seis empreendimentos residenciais atendidos.


Atualmente a Cigás possui contrato para atender mais de 1,3 mil unidades consumidoras, sendo que 349 já usufruem dos benefícios do gás natural.