top of page

Cigás adota ações de proteção anticorrosiva e integridade de ativos para garantir fornecimento seguro de gás natural

  • Coordenadoria de Comunicação
  • há 6 horas
  • 2 min de leitura

Companhia investe em tecnologias, monitoramento contínuo e manutenção preventiva para preservar a rede de distribuição

ree

A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) mantém um conjunto estruturado de medidas voltadas à proteção da rede de distribuição de gás (RDGN) contra corrosão e outros desgastes que possam comprometer a integridade dos ativos e a segurança do fornecimento.


"O trabalho envolve monitoramento contínuo, manutenção preventiva e uso de tecnologias avançadas para detecção de vazamentos e mitigação de riscos", destacou Ricardo Ciraulo, gerente de operações da Cigás.


Entre as iniciativas, destaca-se a pintura industrial periódica dos ativos aéreos, realizada a cada cinco anos, como medida preventiva contra corrosão e desgaste prematuro. Essa prática é particularmente relevante em Manaus devido aos fatores climáticos, como alta umidade e forte incidência solar, que aceleram o processo de deterioração das condições de pintura dos ativos.


Além da pintura, a Cigás realiza inspeções periódicas no revestimento das tubulações enterradas com o objetivo de identificar danos e realizar reparos. "O revestimento de tripla camada, utilizado na rede, atua como barreira primária contra a corrosão. Quando necessário, utilizamos tecnologias modernas, como a manta de petrolato, que garante maior proteção e durabilidade após intervenções", afirmou a supervisora de manutenção, Marja Lemos.


O sistema de proteção catódica também é monitorado pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que opera 24 horas por dia, 7 dias por semana. Com a injeção de corrente pelos retificadores monitorados em tempo real, a equipe consegue acompanhar a injeção de corrente necessária para inibir o processo corrosivo.


As ações preventivas incluem, ainda, o acompanhamento de todas as intervenções de terceiros executadas nas proximidades da rede de gás. Para minimizar riscos de danos acidentais, a Cigás investe em sinalização, com placas e adesivos que indicam a presença da rede no subsolo.


ree

Participação no SENIPA Manaus 2025


A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) participou, de forma inédita, do Seminário Nacional de Corrosão, Integridade e Proteção Anticorrosiva (Senipa), realizado no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping. O evento reuniu especialistas de diversos setores industriais para debater soluções e inovações no combate à corrosão.

Durante o encontro, as iniciativas de manutenção preventiva e proteção anticorrosiva da Cigás foram apresentadas na palestra "Energia que move, manutenção que sustenta: Eficiência e confiabilidade na distribuição do gás natural", conduzida pelo gerente de Operações, Ricardo Ciraulo, e pela supervisora de Integridade e Planejamento, Marja Lemos.

 
 
 
bottom of page