top of page

Cigás apresenta projetos inovadores em reunião de Comitê da Abegás

Atualizado: 8 de jul. de 2021




A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) participou da 15ª Reunião do Comitê de Integridade de Ativos da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás). Os projetos Tachão Inteligente e Adesivo de Sinalização foram destaques na pauta do encontro que tinha como foco Elementos de Sinalização adotados pelas concessionárias.


O convite para apresentação dos projetos aplicados recentemente pela Cigás partiu da própria associação. O gerente de Operações e Manutenção da Companhia, Ricardo Ciraulo, representou a concessionária e fez ampla abordagem sobre os dois projetos.



Ele explicou que o constante recapeamento asfáltico, nas ruas de Manaus, ocasionando a perda da sinalização horizontal da Cigás, foi o que motivou a elaboração do Adesivo de Sinalização. À base de material elastoplástico, o adesivo é utilizado em substituição aos tachões de sinalização extraviados quando da recomposição asfáltica. Possui custo de implantação aproximadamente 80% inferior ao tachão original; vida útil estimada de, no mínimo, dois anos; e é de fácil aplicação.


Já o Tachão Inteligente é uma ferramenta complementar, que permite a consulta in loco aos dados cadastrais (as built) por meio da leitura do QRCode. A leitura do código é feita por um aplicativo desenvolvido em conjunto pelas equipes técnicas da Gerência de Operações e Manutenção (Geope) e da Gerência de Tecnologia da Informação (Getin) da Cigás por meio do qual é possível consultar detalhes da rede implantada, mesmo sem sinal de internet na área.


A necessidade de acesso a dados em campo para atendimento principalmente de demandas de órgãos de infraestrutura e de outras concessionárias de serviços públicos levou à elaboração deste projeto. Entre as vantagens do Tachão Inteligente destaca-se a confiabilidade nas informações dos dados cadastrais da Rede de Distribuição de Gás Natural (RDGN); acesso rápido e seguro aos desenhos de as-built do trecho mediante leitura do código QR; menor tempo de resposta do preposto Cigás para o acompanhamento de obras de terceiros; fácil utilização e o baixo custo de aquisição.


Segundo Ricardo Ciraulo, os projetos foram bastante elogiados pelos integrantes do comitê por se tratarem de soluções tecnológicas de fácil aplicação e que realmente fazem a diferença no dia a dia do processo operacional do serviço de distribuição de gás natural, sendo de importância estratégica para a manutenção e garantia da integridade de ativos da Cigás.



Assessoria de Comunicação da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás): Izabelly Costa (98427-3270) e Lisângela Costa (98114-8785).


bottom of page