top of page

"Verona" torna-se maior consumidor residencial de gás natural da região Norte

Atualizado: 11 de nov. de 2022

Governo do Amazonas, por meio da Cigás, instalou 4,3 quilômetros de tubulações no local, beneficiando mais de 4,6 mil moradores



Texto: Secom/Cicom Cigás


O Governo do Estado, por meio da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), inaugurou, na manhã desta quarta-feira (21/09), a rede de abastecimento de gás natural (GN) do condomínio residencial Verona Premium. Com a iniciativa, o residencial se torna o maior consumidor do segmento na região Norte, beneficiando diretamente mais de 4,6 mil moradores do local.

Entre os condomínios já interligados à rede, o Verona Premium é o maior em número de apartamentos. Até o momento, o gás natural já atende as primeiras 24 torres, e a expectativa é de que, até o início de novembro, todos os 145 blocos sejam contemplados. O residencial está localizado no bairro Lagoa Azul, na zona norte da capital.

Entre os benefícios da nova rede está a comodidade e a economia ofertada aos moradores, uma vez que a matéria-prima é fornecida de forma contínua, e o pagamento da fatura é realizado somente após o consumo, proporcionando maior transparência aos usuários.

“A Cigás, como uma empresa pública do Governo do Amazonas, prima por oferecer um produto de melhor qualidade. O gás natural é muito mais econômico, algo em torno de 50% a 55%, seja no modo residencial, de transporte, industrial ou comercial. A questão ambiental também é um destaque, pois ele possui uma pureza maior e um impacto muito menor na emissão de CO2, proporcionando uma melhor qualidade de vida e ambiental em todos os locais onde é oferecido”, explicou René Levy Aguiar, diretor-presidente da Cigás.




Conforme a síndica, Luciana Nascimento, o condomínio possui 4,6 mil moradores


Segurança e modernização - Outro destaque positivo é a sensação de segurança ofertada pela iniciativa. Para ser consumido, o gás natural é levado por meio das tubulações até a cozinha dos moradores, em razão do que há uma queda exponencial de risco de explosões, em comparação com o gás liquefeito de petróleo (GLP).

“Hoje nós estamos usando um gás econômico, leve, com menos riscos de acidentes. Diante de um sinistro que ocorreu no ano passado, a gente buscava uma alternativa para mudar esse cenário, e nós conseguimos. Hoje nós estamos com o gás natural, estamos com a Cigás, trazendo mais segurança e conforto para todos nós aqui no Verona. É um grande começo!”, comemorou Luciana Nascimento, síndica do condomínio.

A administradora Sandy Araújo, de 22 anos, é uma das trabalhadoras do condomínio e aguardava ansiosa pela interligação à rede de gás natural. Para ela, a nova rede de abastecimento é sinônimo de modernização.

“O principal questionamento aqui dentro era o cheiro do gás. Hoje, quando nós acendemos o fogo, percebemos que não existe aquele cheiro forte, é algo que dissipa muito rápido no ar, não existe mais aquela preocupação. Então todos nós recebemos muito bem essa mudança”, explicou.

Centro de Controle Operacional - A Cigás dispõe, ainda, de um sistema de monitoramento que funciona 24 horas, todos os dias da semana, para qualquer ocorrência. A Companhia também disponibiliza um número gratuito para contato direto com a população, o disque 117.

Investimentos - Desde o início de sua operação até julho deste ano, a Companhia de Gás do Amazonas já investiu R$ 661,8 milhões de recursos próprios na rede de distribuição de gás natural (RDGN) no estado do Amazonas. A extensão da rede de distribuição é de 210 quilômetros, e até o final de 2022 espera-se alcançar a marca de 220 quilômetros.

Conforme planejamento de obras da Cigás, em 2022, deverão ser atendidos, além do Verona, os bolsões Autaz Mirim Etapas 1 e 2, Alvorada, Chapada, Dom Pedro, Ponta Negra, Parque 10 e Industrial Etapas 2 e 3.


Bairros de diversas zonas da cidade estão sendo beneficiados pelas obras, entre os quais Alvorada, Armando Mendes, Chapada, Distrito Industrial, Dom Pedro, Ponta Negra, Flores, Parque 10 de Novembro, Planalto, São Geraldo, São José e Tancredo Neves.


Para saber mais sobre a cobertura do evento acesse o YouTube pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=-FscGM34ZL4


Fotos: Secom

bottom of page