A ação integra o Programa Redes da Companhia, que incentiva a troca de experiências com a comunidade acadêmica por meio de visitas
Alunos do curso de Engenharia de Petróleo e Gás da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) tiveram uma experiência de aprendizado diferenciada ao visitarem a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás).
Na ocasião, os acadêmicos conheceram sobre os processos internos da Companhia, os materiais utilizados para construção do gasoduto e as inovações tecnológicas implementadas pela concessionária. A ação integra o Programa Redes da Cigás, que incentiva a troca de experiências com a comunidade acadêmica, compartilhando as práticas da Companhia e fortalecendo esse vínculo por meio de visitas com alunos e professores de instituições de ensino superior.
O diretor-presidente da Companhia, Heraldo Câmara, enfatiza que a iniciativa representa uma oportunidade de desenvolvimento profissional para os acadêmicos. “O Programa Redes contribui para o crescimento desses futuros profissionais, permitindo que eles vejam na prática tudo o que aprendem em sala de aula. O projeto busca, cada vez mais, estreitar essa conexão entre os acadêmicos e a Cigás”, afirmou o diretor da Cigás.
O cronograma de visitas começou com um vídeo sobre segurança conduzido pela brigada de emergência da Cigás. Em seguida, os colaboradores da Companhia realizaram uma roda de palestras abordando temas como a rede de gás natural, construção e montagem do gasoduto, além de explicar os processos internos da Companhia.
Durante a visita, os alunos conheceram a estação de medição e regulagem de pressão (EMRP), localizada dentro da Cigás, que é responsável pelo abastecimento do gerador utilizado pela concessionária. Para encerrar a visita, os alunos conheceram também o Centro de Controle de Operações (CCO), onde puderam observar o funcionamento do monitoramento da Rede de Distribuição de Gás Natural (RDGN), realizado 24 horas por dia, sete dias por semana.
Para a professora do departamento de Engenharia de Petróleo e Gás da Ufam Suellen Marques a visita representa um marco importante na jornada acadêmica, ao alinhar prática e teoria. “Com as visitas a instituições, os alunos têm a oportunidade de vivenciar na prática o que é ensinado em sala de aula. Isso é fundamental para que compreendam como funciona o mercado de trabalho”, enfatiza a professora.
A aluna Ruana Protásio afirmou ter gostado da visita ressaltando que a melhor parte foi compreender o trabalho da Cigás, utilizando o método de furo direcional, técnica que consiste em abrir pequenas “janelas” no piso asfáltico, permitindo que uma máquina perfuratriz realize o furo direcional, eliminando a necessidade de grandes escavações. “Gostei muito da parte das operações, onde explicaram sobre o furo direcional. Eu tinha muitas dúvidas sobre como os tubos eram instalados, e com a palestra consegui entender como isso é feito”, destacou a aluna.
Sobre o Programa Redes
O Programa Redes integra uma iniciativa estratégica focada em fortalecer a comunicação institucional e mercadológica da Companhia. O projeto tem como objetivo aproximar os estudantes da organização, promovendo o reconhecimento e a valorização da cultura do gás natural no Amazonas. Além disso, busca estimular o desenvolvimento intelectual de jovens universitários, preparando-os para o mercado de trabalho. A ação também reforça a imagem da Cigás como uma empresa íntegra e transparente, reafirmando seu compromisso com a sociedade.
Como participar
Interessados em participar da experiência de troca de conhecimento do Programa Redes podem enviar as solicitações para a Cigás, por meio do e-mail comunicacao@cigas-am.com.br, informando à Companhia qual o curso, a quantidade de participantes e objetivo da visita. Os atendimentos do programa podem ser realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Commentaires