top of page

Trajetória da Gestora de Contratos e Relacionamentos da Cigás em foco em série produzida pela Abegás




Felizmente, nunca passei por nenhuma situação que me diminuísse como mulher-profissional. Acredito que somos iguais e que a igualdade agrega valor e diversidade. É verdade que o segmento de gás natural tem um perfil historicamente mais masculino. Porém, minha adaptação ao setor não foi difícil quando cheguei à Cigás (Companhia de Gás do Amazonas), em junho de 2011. Já acumulava uma experiência de 18 anos no segmento industrial e meus olhos, na época, se voltaram para a oportunidade de experimentar o novo e crescer junto.


Fui contratada para trabalhar no Serviço de Atendimento ao Cliente da Companhia (SAC), onde fiquei por oito anos e, passado esse período, estou há dois anos exercendo a função de Gestora de Contratos e Relacionamentos, atuando no pós-venda dos segmentos comercial e residencial.


Acredito que, em um ambiente corporativo, em que todas as pessoas conseguem se sentir aceitas e respeitadas, ganha-se mais produtividade e a capacidade de dialogar melhor. Mas é preciso compreender que, para trabalhar as relações de respeito dentro das empresas e nas políticas públicas, é essencial colocar as mulheres para dentro deste contexto.


É necessário começar explicando ao setor corporativo os benefícios da equidade de gênero. As empresas precisam entender que essa é uma pauta importante não só pela questão da justiça social, mas também por causa do diferencial competitivo.

Na Cigás, existe respeito mútuo entre os colegas de trabalho, chefia e parceiros externos. Todos sabem da importância do bom relacionamento profissional entre homens e mulheres que fazem parte do time. E é muito bom contar com a contribuição da equipe.


Vejo de uma forma positiva o crescimento do setor e acredito na expansão dos segmentos comercial e residencial. Na medida em que a Companhia cresce, seus desafios aumentam, suas ferramentas se aprimoram. No momento, um projeto importante para a Cigás, que está diretamente ligado as minhas atividades, é o Customer Relationship Management (CRM). Antes, entre os projetos realizados nesses 10 anos de operação comercial da Cigás, destaco a certificação da companhia no Sistema de Gestão Integrado, que engloba as ISO’s 9001 e 14001. É uma satisfação fazer parte da Gestão do Varejo e trabalhar com pessoas e com clientes satisfeitos.

Sinto-me muito feliz em fazer parte de uma concessionária que está entre as primeiras do ranking nacional em volume de gás comercializado e celebrou 10 anos de operação em dezembro do ano passado.


Acredito que estar na Cigás represente uma conquista para quem, como eu, desde a infância, foi ensinada a traçar o caminho justo e correto para alcançar os objetivos.

Sou nascida e criada em Manaus, em uma família amorosa e unida, que me ajudou muito em meu desenvolvimento. Em me formei em Administração com ênfase em Marketing. Quando concluí a graduação, meu filho mais velho estava com 17 anos e minha filha caçula tinha 10 anos. Fui mãe muito jovem e me separei também muito jovem. Precisei cedo a aprender a lidar com a vida materna, dona de casa e profissional. Meus pais foram fortes aliados nesse novo cenário, ao qual eu precisei me adaptar, pois eles cuidavam das crianças para mim.


Meu primeiro emprego foi aos 19 anos, onde permaneci por 12 anos, fui muito feliz e pude aprender muito lá. Comecei como auxiliar de produção, líder de linha, fui promovida para o setor de Planejamento e, então, para o setor Comercial.

O bom de ter passado por vários setores é que pude observar como a Administração funciona nas mais diversas áreas.


Posso afirmar que esse conhecimento não somente orientou meu desenvolvimento profissional, mas como Mãe, Mulher e Filha. Tenho muita gratidão a todos que compartilharam minha trajetória. Invista sempre em capital intelectual. Tudo o que você aprende é seu, é seu maior tesouro.

*Idelmar Brandão, 52 anos, é graduada em Administração com ênfase em Marketing pela Faculdade Uninorte.


 

Matéria produzida pela assessoria de Comunicação da Abegás como parte de uma série especial lançada em homenagem às mulheres que atuam no mercado do gás natural, em alusão ao mês de comemoração ao Dia Internacional da Mulher.


bottom of page